domingo, 21 de setembro de 2008

Machado de Assis - vídeo

Acabei de chegar do CCBB, onde vi , ou melhor, revi a exposição da escritora Clarice Lispector. Quem ainda não viu, vá ver, pois no dia 28 acaba. Dei uma passada na Livraria da Travessa, dentro do Centro Cultural e encontrei o Flávio (do blog "Rio Movediço" -http://riomovedico.blogspot.com/ ). Há um tempo ele me deixou um scrap no orkut, perguntando por que eu não postava quase nada no meu blog... E não é que me deu vontade de postar algo!
Então vamos lá. Como o ano é do Machado, segue abaixo dois links para um vídeo sobre o escritor, feito especialmente para o II Seminário de Estudos de Literatura do Colégio Militar do Rio de Janeiro - Em torno de Machado de Assis (http://www.seminarioestudosliteratura.com.br/index.htm). Na semana passada, ele foi reexibido na VII Semana de Estudos Lingüísticos e Literários da Faculdade da Região dos Lagos (Ferlagos), em uma noite de homenagem ao escritor, depois da leitura de um poema "Louvação", do poeta Eraldo Mai, da bela palestra do prof. Luís Antonio Barros ("Pequena viagem ao vocabulário de Machado de Assis") e da minha fala sobre a atividade de cronista do nosso bruxo. O poema do Eraldo fica prometido para a próxima postagem.

Vejam o vídeo. Olha que eu também sou personagem!

Saudações! Valeu Flávio!

Cláudio

Parte I
http://br.youtube.com/watch?v=N_am8yHTgoc

Parte II
http://br.youtube.com/watch?v=N_am8yHTgoc

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Cláudio! O seu blog é bastante coerente e, com a excusa da rima, pertinente. A divulgação da literatura - da boa literatura - ainda engatinha no nosso Brasilzão e precisamos mudar esse quadro. Só para você lembrar de mim, apresentamos um trabalho sobre Saramago na USP, sobre a peça O Que Farei... Lembra? Estou concluindo o mestrado e gostaria muito de incluir algumas referências ao seu trabalho, que é um dos únicos sobre o tema. Se você puder encaminhar alguns escritos seus que sejam pertinentes, agradeço.
Abraços, Flávio Vichinsky
flaviogv@usp.br

Flávio Corrêa de Mello disse...

Opa Cláudio!!! Você deu uma mudada no layout do blogue. Ficou legal. Vou ver se você é esse personagem no vídeo.
Grandes Abraços! Hein

Anônimo disse...

Que não demore a próxima postagem,então, querido Capuano! Quero ler o poema do professor Eraldo e ter, é claro, o prazer de acompanhar o que você tem feito por aí também. Ih, seu blog andava meio atrasadinho mesmo, hein...rsrsrs! Escreva mais, escreva sempre,agora que sei dele farei sempre uma visita. Um abraço. Obrigada pela lembrança. Vou ver o vídeo com muito carinho.Ando meio paradinha,mas vou retomar meus estudos. Lembro sempre com muita saudade de tudo que aprendi nas manhãs da Ferlagos. Outro abraço. Léa

Anônimo disse...

Oi, Capu. Tb adorei a exposição sobre a Clarice ! Fiquei com muita vontade de ler "A descoberta do mundo ", mas está esgotado e tá difícil achar em sebos. Você tem ? Seu blog tá bem legal ! Vou ver o vídeo sim !

Anônimo disse...

Capuano parabéns! Assisti a palestra da semana de Letras em que você apresentou o filme em comemoração ao centanário de Machado de Assis, achei muito criativo, com certeza vai ser um sucesso no You Tube.
Na minha opinião, esta edição da Semana de Letras na Ferlagos foi extemamente enriquecedora para nós, estudantes da área, porque podemos além de comemorarmos o centanário de um dos mais importantes escritores da nossa literatura, obtivemos também a oportunidade de conhecer os aspectos sobre as particularidades do autor, até então desconhecidos de muitos. É um prazer tê-lo como mestre! Uma pessoa com tanto conhecimento a transmitir, e que assim o faz muito bem!
Obrigada!
Juliana Sherman