domingo, 6 de julho de 2008

Literatura e Educação no Brasil

Coordenadores

Profa. Dra. Claudete Daflon (PUC-Rio) - claudaflon@terra.com.br

Prof. Dr. Cláudio Capuano (FERLAGOS) -

Resumo

O papel da literatura na formação intelectual assim como o ensino da literatura no país são duas questões fundamentais para se compreender que espaço a produção literária tem ocupado na educação brasileira. Nesse sentido, de um lado, faz-se necessário pensar que relações vêm sido mantidas entre a Literatura e outras disciplinas ou áreas de conhecimento; considerando-se, sobretudo, o avanço das abordagens interdisciplinares na educação escolar e nos estudos acadêmicos. Por outro lado, merecem ainda atenção a abordagem do texto literário em diálogo com outras linguagens e a relevância da experimentação lingüística no desenvolvimento educacional dos estudantes. Junto a isso, há ainda a subjetividade como construção de um percurso intelectual e pessoal que permitiria ao estudante a leitura/escrita de suas histórias. Um debate dessa natureza implica, portanto, considerar a importância que a literatura teve e tem na formação intelectual no Brasil. Para tanto, é preciso, contudo, levar em conta não só a participação que historicamente a literatura tem tido na educação brasileira mas também como tem se dado o ensino da disciplina no ambiente escolar, haja vista mudanças significativas na educação e na própria realidade em que se insere o livro nos últimos séculos.

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